Autora de 28 anos é a mais nova a ganhar um Booker Prize

Eleanor Catton foi premiada nesta terça feira com o Man Book Prize por seu livro “The Luminaries”, que será lançado no Brasil no ano que vem pela Editora Globo. A autora neozelandesa  de 28 anos se tornou a mais jovem a conquistar o prêmio, além disso, foi a primeira vez que a Granta editora independente que publicou o livro foi premiada através de um de seus escritores.

17catton-articleLarge-v2

Enquanto aguardamos aqui o lançamento de The Luminaries você pode conferir outro livro da autor, O Ensaio lançado pela Editora Record.

o-ensaio-eleanor-catton

Sinopse: 

Em uma escola de ensino médio na Inglaterra, o insidioso envolvimento de uma aluna do último ano, Victoria, com um professor de música causa um alvoroço entre as estudantes. Três delas têm aulas de saxofone com a mesma professora particular e aproveitam seus horários de estudo semanais para expor seus desejos, medos, anseios e entusiasmos: a insossa Bridget; a audaciosa, porém desprezada, Julia; e Isolde, irmã mais nova da jovem que protagonizou o escândalo sexual na escola.

No mesmo prédio em que a professora de saxofone dá suas aulas, um renomado instituto de artes dramáticas inicia seu ano letivo: é a oportunidade para um de seus alunos, o inseguro Stanley, tentar se reinventar. Mas eis que os calouros da escola de teatro resolvem usar o incidente ocorrido com Victoria como inspiração para a peça de fim de ano. A partir daí as fronteiras entre a suposta realidade e a encenada ficção tornam-se fluidas e ambíguas, de forma que passa a ser difícil identificar a qual dimensão pertencem as histórias narradas.

O ensaio leva ao palco sentimentos humanos que fogem do convencional e que vão desde prosaicas reações do dia a dia até os mais profundos desejos de jovens, adolescentes e adultos. Em uma narrativa permeada por recursos teatrais, Eleanor Catton brinda o leitor com um retrato carinhoso de seus jovens protagonistas em uma contundente exposição de comprometimento emocional.

Não conhecia a autora e agora estou louca para ler suas obras!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *