Consciência Negra: Capas de livros com personagens negros

Faz tempo que eu quero fazer esse post, e demorei muito pra juntar alguns títulos porque eu não sei se vocês já perceberam, porém, é muito difícil achar livros com personagens negros na capa! Olhe a sua estante, quantos livros com capas com personagens negros existem? Então, decidi que na comemoração da Consciência Negra era a hora de soltar esse post.

Pergunta : Cadê personagens negros nas capas de livros?

Quantas capas de livros trazem personagens negros ou até mesmo quantas histórias citam personagens negros? Fico chateada que essa procura tenha sido tão difícil, acredito que está mais do que na hora da gente mudar essa realidade, não é? Por que eu não lembro de um romance do Nicholas Sparks que tenham protagonistas negros (não li todos do NS, mas não lembro mesmo).  Então, selecionei algumas capas que encontrei com personagens negros na capa, nessa lista não constam livros onde os personagens negros são escravos, ok? Por isso, eu sei que quem me ajudou a fazer a lista falou de literatura clássica brasileira, e alguns nomes não entraram. Sem brincadeira, eu olhei em média 1.000 capas de livros, dentre elas em média 700 levavam rosto de pessoas, e só achei essas capas aqui 🙁

consciencia negra livros com negros na capa livro infantil consciencia negra livros com negros na capaamigas_da_rua_lotus_lulu-1 Imagens-Livros-Normal-LV240912_N felicidade ciranda culturalAqualtune-capa-em-alta NUNCA_DEIXE_DE_TENTAR_1388108165B MERRICK_1394249583B CONVERSAS_QUE_TIVE_COMIGO_1290706734B fem 9789722340533 LIDERANCA_SEGUNDO_BARACK_OBAMA_1354797873B MUSSUM_FOREVIS_capas com negros  NOMADE_1316484182B O_CIRCULO_1398455420B CONFESSO_QUE_MENTI_1401725306B Rei negro - livros com negros na capa

Destaque para o Rei Negro : Pela primeira vez na literatura fantástica, um protagonista negro, herói de grande força e magnetismo!

Valdar é um mundo vasto e antigo, um universo habitado por povos profundamente diferentes entre si, que, ao longo dos séculos, foi sendo delineado pela beleza de suas civilizações e pela terrível e ancestral violência de suas guerras. Nessa impetuosa mistura de destinos de Valdar, a vida do jovem soberano Manatasi parece transcorrer ao largo dos grandes eventos que forjam a história do lugar. Porém, tudo está a ponto de mudar. A conclusão da construção de Kemyss, a babélica cidade da esperança, faz com que o Príncipe inicie uma jornada rumo aos majestosos muros da cidade, e, assim, dará início a uma grande viagem de descoberta. Manatasi deixa para trás suas florestas junto a Sirasa, fiel xamã de espírito irrequieto, e passará por aventuras e batalhas durante seu caminho. O Rei Negro é, ao mesmo tempo, uma saga fantástica tradicional, impulsionada pela força magnética e irrefreável de seu protagonista – primeiro herói negro do universo fantástico –, bem como um desafio literário novo.

Foi difícil fazer essa lista! E você, conhece algum livro que poderia entrar nessa lista? E o que acha dessa discussão?

0 thoughts on “Consciência Negra: Capas de livros com personagens negros

  1. Oi Steh, tudo bem? Nossa, gostei muito do seu post e nossa, realmente nunca parei para pensar nisso, e realmente, quase não existe capas de livros com personagens negros, alias, não só nas capas… mas poucos livros tratam de personagens negros. Desses que você mencionou eu não li nenhum, mas tenho vontade de ler “Confesso Que Menti” e gosto muito do filme “O Curioso Caso de Benjamin Button”. Achei interessante o livro “O Rei Negro” vou procurar saber mais sobre ele. Tem um livro que não tá aí, mas que eu tenho muita vontade de ler, e amoo demais o filme, é “A Resposta”.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima

  2. Oi,
    Realmente é uma tristeza nos depararmos com esse quadro ainda tão preconceituoso. Não entendo como pode haver tamanho racismo e como ele está tão arraigado que as vezes nem percebemos. :s
    Eu adorei o debate levantado e não tinha uma ideia concreta. Porém agora eu vi como é difícil e realmente não tenho nenhum livro que o modelo da capa seja negro. Eu me lembrei logo de Confesso que menti e Aqualtume.
    Espero que tenhamos mais capas e destaques a protagonistas negros na literatura.

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

  3. Oi sthe, ficou fantástico esse seu texto, principalmente por tratar de um assunto que eu sempre vi como um problema. Realmente é triste saber que seus iguais por serem de pele negra estarão como personagens secundários, ou apenas como escravos e baixa classe. Até por que querendo ou não é assim na grande mairia das vezes. Com certeza vou lê “o rei Negro”.

  4. No final do mês passado, ou seja, a uma semana e meia houve a bienal do livro em MG, e eu fui. lol (sei que muita gente odeia essa expressão: lol. Por causa do ACEDE mas danem-se e tenham um pouco de personalidade propria, rsrs) E eu fui no estande da gutemberg e achei rei negro em saldão por apenas R$ 5,00. É claro que eu comprei sem pensar duas vezes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *