resenha_geek girl holly smale
Autor: Holly Smale
Título Original: Geek Girl #1
Editora: Editora Fundamento
Nota: 4,4

Sinopse:  “Meu nome é Harriet Manners e sou uma geek.” Harriet Manners tem 15 anos e sabe tudo… sobre quase tudo.

Ela só não sabe porque ninguém na escola parece gostar dela – especialmente sua arqui-inimiga Alexa, que adora humilhá-la todos os dias. Harriet só queria que sua vida fosse diferente… Quando Nat, sua melhor amiga, a arrasta para fazer compras num evento badalado, Harriet é descoberta por uma agência de modelos. É a grande chance de recomeçar! Mas tem um pequeno detalhe: Harriet não conhece nada sobre moda. Na verdade, ela não “Dá a mínima para a moda”. E, claro, tem a Nat, que é linda, fashionista e sempre quis ser modelo. Seria como roubar o sonho da sua melhor amiga, não é?

Atributo Nota
Capa 5
Enredo 4
Escrita 5
Personagens 4
Final 4
Classificação geral 4,4

Geek Girl é um conto de fadas nerd, aqui não temos uma princesa que conhece o princípe e vive feliz pra sempre no castelo, mas uma garota nerd que se transforma em uma modelo super badalada. O livro é completamente fantasioso, eu já tive contato com o mundo da moda quando trabalhei em lojas de uma marca de luxo e se naquele universo menor já era bem complicado e competitivo, com superiores não muito tolerantes, quem dirá em fotografias de campanhas de moda e passarela, no entanto, isso não torna o livro ruim.

Harriet é uma geek ou uma nerd, é uma garota super inteligente, tem uma memória de dar inveja e vive uma vida sem nenhum glamour. Amei amei amei os diálogos que a personagem tem com ela mesma, afinal, quem não tem discussões internas? E esses diálogos são muito engraçados e tem tiradas incrivéis! O único ponto que eu não gostei na personagem é a baixa auto-estima, ela se julga muito! Dá para entender pelo fato de sofrer bullying, mas em alguns momentos essa auto-depreciação enche um pouco sabe? Afinal, ela tem uma oportunidade maravilhosa e fica se lamentando, não gostei desse aspecto.

geek girl _0001

“Ninguém pulou dentro de um guarda-roupa para encontrar Nárnia; eles pularam lá dentro achando que era só um guarda-roupa. Harry Potter achava que era um garoto normal; Mary Poppins deveria ser apenas uma babá comum, e nenhum personagem dos livros de Enid Blyton sabe que está se metendo em uma aventura até que a história não tenha mais volta. É a primeira e única regra. A mágica vem quando você não está procurando por ela.

Sobre o bullying, essa parte eu não achei nem um pouco forçada porque é fácil durante o colegial sofrer bullying quando você estuda demais, gosta de estudar e lembra dados que ninguém quer saber ou acha que não serve pra nada, a personagem também possui um humor irônico e por ser tão singular acaba não sendo bem compreendida. Alexa, é a maior responsável pelo bullying direcionado á Harriet, e durante o livro ela fala de uma forma que eu só pude concordar e rir, é como se Alexa fosse obsessiva por Harriet.

geek girl _0002

Nat é a melhor amiga desde os 5 anos quando se encontraram debaixo de um piano, são totalmente o oposto uma da outra, mas isso nunca interferiu na amizade delas… até agora. Eu gostei do livro colocar em discussão como fica uma amizade quando uma das partes acaba sendo bem sucedida e a outra não, acho principalmente para adolescentes uma discussão importante e as decisões da Harriet (apesar de terem sido executadas de forma torta) foram bem esclarecedoras e por que não dizer incentivadoras.

Outro personagem que eu pirei foi o pai da Harriet, ele é MUITO engraçado! Apesar de achar que o esterótipo de publicitário ficou um pouco forçado, ele tem umas faladas insanas e deixa toda a trama muito mais leve e divertida.

“Ele [Laertes de Hamlet] é o jeito que Shakespeare encontrou para dizer que nossas histórias são dirigidas por quem somos e pelo que fazemos, e não pelos fatos que acontecem conosco – respiro fundo.”

Em resumo, achei o livro divertido e uma versão moderna e inteligente de contos de fadas, é uma leitura bem rápida. Ah, Geek Girl é uma série e já tem 4 livros, 2 publicados em português pela Editora Fundamento.

Compre Geek Girl na Loja da Editora Fundamento 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *