Leia para uma criança, invista em um futuro leitor

Queria muito trazer essa discussão para vocês e espero que vocês participem, porque eu realmente acho muito importante incentivar crianças a ler desde novinhas. Por isso, se você conhece uma criança seja qual for seu grau de intimidade e/ou parentesco, pense em ler para ela ou dar um livro de presente, que tal?

Queria mostrar pra vocês alguns dados do Retratos de Leitura no Brasil da Instituto Pró-livro de 2011 – o último boletim lançado.

Segundo a pesquisa, um em cada três leitores tem lembranças da mãe lendo algum livro e 49% deles tem na mãe sua grande incentivadora no processo de ler por prazer. Entre as crianças de 5 a 10 anos, 73% citam as mães como quem mais as estimularam a ler.

leitura no brasil 2 Reparem na comparação da influência que um leitor e um não-leitor receberam de suas mães

leitura no brasil 6 e de seus pais…

leitura no brasil 4

88% dos entrevistados considerou importante ter ganhado um livro para ser influenciado a ler

leitura no brasil 3 Ler para uma criança faz toda a diferença!

Para acessar a pesquisa inteira acesse o Instituto Pró-Livro!

Eu sou uma prova viva de quanto o incentivo de família e professores fazem toda a diferença na formação do desejo pela leitura. Eu cresci com uma mãe que contava histórias o tempo inteiro para mim e inclusive fazia vozes engraçadas para tornar tudo mais divertido, sendo que, a minha mãe odeia ler mas, ela sabia o quanto era importante ler pra mim. Na adolescência, eu recebi um incentivo bem grande do meu irmão mais velho e da minha cunhada para continuar lendo, eles sempre me davam livros em datas comemorativas e eu achava super legal, inclusive eu tenho a resenha aqui de um livro que me marcou bastante que foi O Segredo da plataforma 13 !

Todo incentivo eu levei pro colégio, onde professores de literatura, português e história sabiam que eu gostava de ler e me indicavam livros, emprestavam também. Claro, nem todos meus professores foram legais assim ainda mais por eu ter passado pelo ensino público, mas sou muito grata pelos professores que tiveram impacto em minha vida e tem seus nomes muito bem memorizados. O teatro na escola, me levou a gostar de clássicos como Shakespeare e Jane Austen. Então, eu atesto que incentivar uma criança e adolescente a ler, é incentivar um futuro onde estudar para provas e fazer artigos científicos serão menos doloridos.

Aqui em casa, é a vez da minha sobrinha de 6 anos, a Lorena, a ser incentivada. Ela tem a própria estante de livros, alimentada pelos pais, principalmente, a minha cunhada que lê histórias todos os dias para ela!

incenitive uma crianca a lerO livro da Barbie que eu dei para ela no natal e sua barbie, uma coisa não excluí a outra! Ganhar brinquedos é legal, mas podemos mostrar as nossas crianças que ganhar livros também é.

foto 1Eu e a pequena juntinhas =)

Eu sei que o post ficou grande, mas outra coisa que eu gostaria de frizzar, é protegermos as nossas crianças e adolescentes do bullying do termo “Nerd”. Não há nada de errado em gostar de estudar e viver com o nariz enfiado nos livros, claro que é importante brincar e socializar para um desenvolvimento saudável, mas ser inteligente e/ou esforçado em seus estudos não é errado! Vamos ensinar as nossas crianças que estudar e ler fazem delas especiais e tornam o futuro do nosso país animador, não há nada do que se envergonhar!

futuroleitura.001

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *