Diversos

O significado das minhas tatuagens

Vocês me perguntam bastante sobre as minhas tatuagens e o significado delas, então, hoje vou contar um pouquinho da história de cada uma delas.
No geral, minhas tatuagens tem significados bem fortes e marcam períodos da minha vida que eu quis tornar eternos de alguma forma, além disso, aprendi depois da terceira que eu só gostaria de marcar com desenhos positivos, que coisas sombrias e negativas, não teriam lugar na minha pele.

significado de tatuagem aka poeta



E se você gosta de tatuagens no geral, pode seguir meu Painel de referências de tatuagens no Pinterest!
Ficou alguma dúvida? Sugestão de outro post com o mesmo tema? Me conta nos comentários!

tatuagem de fada realista nas costas

1 – Tatuagem de Fada nas costas
Essa foi a minha primeira tatuagem, era para ser algo bem mais discreto mas, logo de cara, percebi que eu não seria capaz de fazer tatuagens pequenas hahahaha!
Eu sempre gostei muito de seres místicos, algo que eu conservo até hoje, porém, naquela época, as fadas tinham um significado muito especial e forte para mim – eu gostava do fato de seres tão pequenos e de aparência tão frágil serem reconhecidas nos contos pela força e papel vital na natureza, de alguma forma, representava na época algo que eu queria ser, nunca perder o meu lado doce, porém me manter firme e lutar pelas coisas que eu acreditava. Além disso, as flores para quais ela está olhando, representam pessoas da minha família.

Minha mãe nunca se importou muito com as tatuagens (até a minha mais recente, pelo menos) mas, me pediu para esperar até os 18 anos para que eu tivesse certeza que queria mesmo marcar meu corpo para sempre – eu queria essa tatuagem desde os 16, mas acabei fazendo aos 19.

Ela foi criada em 4 sessões de mais ou menos 3 horas, foi feita por fases, primeiro os traços, depois sombra, depois cores e por fim retoques. As partes mais doloridas foram as regiões próximas a coluna vertebral e próximas ao pescoço. Foi feita por um tatuador de bairro, mas que tinha um traço legal para realismo – que hoje, não é mais o estilo que eu procuro nas minhas tatuagens.

tatuagem em latim na costela

2 – Tatuagem de frase em Latim na costela
Essa eu vou contar para vocês que todo dia eu rezo para não ter nada escrito errado hahahahaha, hoje em dia, eu jamais faria uma tatuagem em um idioma que eu não domino. A intenção é que esteja escrito “Enquanto eu respirar vou amar você, Mãe” – é inspirada na música O Anjo mais velho de O Teatro Mágico, eu quis fazer em latim porque de alguma forma, eu queria que fosse o meu segredo, que não fosse todo mundo que batesse o olho soubesse o que era – não sei explicar para vocês o porquê, mas era isso. E, claro, foi feita em homenagem para minha mãe – e sim, ela sabe que foi feita para ela. Essa foi feita pelo menos tatuador da anterior, levou só 30 minutos, apesar do local foi bem tranquilo, eu quase dormi nessa tatuagem haha, a única coisa que complicou, foi porque eu estava de ressaca e ai sangrou bastante! Agora, eu fico pelo menos 3 dias antes sem consumir bebida alcoólica antes de tatuar – para mim funciona.

tatuagem alice no pais das maravilhas

3 – Relógio do Coelho Branco na coxa
Não é segredo para ninguém que eu sou bem fã de Alice no país das maravilhas, então o motivo principal dessa tatuagem é essa paixão. Quando vi o trabalho do Victor Octaviano, eu me identifiquei de cara, na época, ele não tinha estourado como é hoje, mas já tinha um trabalho incrível e tinha uma pegada “dark” apesar das aquarelas viva e era o que eu queria.
Quando fiz essa tatuagem, eu passava por uma fase bem complicada e a cada 10 palavras que eu falava 9 eram reclamações, eu me sentia desmotivada, um pouco perdida mesmo, tanto que no primeiro rascunho eu queria mesmo algo sombrio, mas depois pensando com carinho e acho que com um toque no ombro de um anjo amigo, eu percebi que poderia transformar aquele sentimento ruim em algo bom – e que eu preferia marcar meu corpo só com coisas boas. Por isso, escolhi a frase “Sometimes I believe in as many as six impossible things before breakfast” (Ás vezes, eu acredito em até seis coisas impossíveis antes do café da manhã) e está escrito virado para mim, porque eu queria ler aquela frase todas as manhãs e lembrar que eu era capaz de tudo – faço isso até hoje, inclusive! A frase original é do livro Alice através do espelho e está escrita no passado.

tatuagem relogio do coelho branco

A tatuagem inteira foi feita em só uma sessão de menos de 1h, o Victor tatua muito rápido, mesmo! Isso que ele super brincou comigo porque nunca tinha tatuado de ponta cabeça e essa parte ele fez mais devagar, descobri que a coxa é o lugar que eu mais sinto dor no corpo, por incrível que pareça, essa parte da aquarela doeu MUITO!

tatuagem de rosa da bela e a fera com a redoma quebrada

4 – Tatuagem da Rosa da Bela e a Fera com a Redoma quebrada na coxa
Essa é a minha tatuagem favorita das cinco, sem a mínima dúvida. Eu demorei 2 anos para pensar nesse desenho e encontrar o tatuador perfeito para ela, eu tentei por tudo achar referências da redoma quebrada, mas nunca encontrei nem de desenhos e nem de tatuagens, então era difícil explicar para um tatuador o que eu queria e muitos não toparam porque achavam difícil quebrar a redoma do jeito que eu queria.
Então, eu encontrei o Rob, que já tinha feito umas tatuagens lindas de A Bela e a Fera e que nem queria topar fazer mais uma porque estava cansado hahahaha mas, ouviu minha ideia com carinho e quando entendeu o que eu queria, topou o desafio, e acertou logo no segundo desenho que fez. Essa tatuagem significa tantas coisas e veio a significar muito mais, apesar de eu gostar muito de Disney e a Bela ser a minha princesa favorita, essa tatuagem não tem a ver com expressar essa paixão e nem com ver a beleza interna das coisas e etc. Ela significa uma libertação para mim, marca o momento que eu percebi que eu só cresceria se eu saísse da minha proteção, que minha zona de conforto era segura, mas que ela nunca me faria feliz de verdade – e olha, que naquela época, eu ainda não sabia o quanto isso se tornaria uma verdade absoluta para mim.
Eu acredito muito mesmo que desenhar na nossa pele tem um poder muito grande, por isso, indico para todo mundo um cuidado na hora de pensar no que quer levar para sempre.

Essa também é a minha tatuagem mais copiada, eu nem esperava a repercussão que ela teve. Mas, é muito doido, porque o desenho original foi feito por mim e pelo Rob e eu já ouvi muitas vezes “Nossa, você tem uma cópia dessa tatuagem” hahahaha e, de verdade, nem é por ego e nem por nada, mas essa é a que eu menos indico a cópia, o Rob tem um traço muito específico e copiá-lo é difícil, a maioria das cópias que eu vi por ai, são de qualidade bem duvidosa.
Por fim, ela também foi feita em uma sessão, porém de quase 4 horas, e assim como a anterior, ela doeu bastante – como eu disse, coxas se mostraram a parte mais dolorida do meu corpo.

tatuagem de rosa no peito

5 – Tatuagem de Rosa com pêndulo no peito
E lá fui eu fazer mais uma rosa – e, acredito, que essa não seja a última.
Eu nunca imaginei que tatuaria o peito e muito menos uma desse tamanho todo ai, assumo. Essa tatuagem de rosa é bem diferente da que eu tenho na coxa em questão de estilo, ela foi feita em maio do ano passado, havia alguns meses que eu estava sentindo uma dor insuportável nessa região e não era nada físico – fiz vários exames, falei com ortopedista, com a minha fisio e nada, nesse período eu comecei a me abrir mais espiritualmente e muitas mudanças estavam acontecendo, e aquela dor nada de passar, comecei a fazer reiki e estudar um pouco mais sobre chakras, descobri que no local da dor, fica o Anahata, o Chakra cardíaco que é um dos mais importantes e decidi que queria fazer uma tatuagem ali para “abrir” esse campo energético no meu corpo e encontrar o equilíbrio que eu tanto desejava.
PS: um beijo enorme e meu muito obrigada a minha amiga Lillian que foi a pessoa que me ajudou nesse entendimento e nas pesquisas todas <3

tatuagem de rosa com pendulo na ponta no peito

Através de amigos, eu descobri a Manu – pensem numa pessoa com uma energia maravilhosa e uma mão levíssima para tatuar. A ideia do pêndulo veio dela, depois que eu expliquei o que a tatuagem significava e que eu queria um elemento junto com a rosa, mas não sabia bem o que, tinha levado referências de flechas, elementos geométricos, mas não tinha visualizado o pêndulo, amei a sugestão e fomos com ele!
E cada um acredita no que lhe faz bem, mas vou contar para vocês que depois dessa tatuagem e meditações, a dor passou. Ela aparece bem raramente agora.

mulher tatuada - tattooed woman

Essas são as minhas cinco atuais! Tenho planos de fechar o braço com rosas esse ano, mas ainda é algo que estou pensando e estudando, até porque não é barato, né?! haha
E você, tem tatuagens? O que ela significa para você?

1 thought on “O significado das minhas tatuagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *