O Livro das Princesas

o livro das princesas
Autor:  Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate e Patrícia Barbosa
Título Original: O Livro das princesas
Editora: Galera Record
Nota: 4,2
Adicione no Skoob | Compre

Sinopse:

“Da mesa da Princesa Mia Thermopolis: Olá, amigos, fãs e companheiros admiradores de princesas (ou eu deveria dizer simpatizantes de princesas?)! Eu mal pude acreditar quando alguém do Brasil permitiu que EU desse uma olhadinha neste livro. Mas acho que faz sentido, já que, além de ser uma princesa, também tenho verdadeira paixão por histórias românticas! Acreditem no que eu digo, este livro tem essas duas coisas de sobra! Mas são releituras contemporâneas, com reviravoltas que farão você dizer owwwwnnnnnn… Uma Cinderela DJ? Rapunzel popstar? Bela é uma supermodelo? E unicórnios em A Bela Adormecida?! Sim, por favor! Mais, mais. POR FAVOR. Não se preocupem, tem mais. Muito mais. Eu amei, e vocês também vão! (Sim, você também vai amar, Tina Hakim Baba. Pode pegar meu exemplar emprestado quando eu terminar de ler. Não, melhor: compre o seu. Assim você vai poder ler de novo e de novo, como eu pretendo fazer.)

Sinceramente, Sua Alteza Real, Princesa Mia Thermopolis”

Notas

resenha o livro das princesas galera record

Resenha: Eu sou aquele tipo de leitora que quando ouve falar sobre um livro de princesa já fica eufórica, havia um tempinho que eu queria ler esse livro, aproveitei uma promoçãozinha no submarino e finalmente trouxe ele pra casa. Já o amei desde a capa, e na verdade foi ela que me deixou curiosa de verdade para adquirir o livro. O livro se trata de um conjunto de 4 contos, são releituras de contos de fadas que trazem a história das princesas para os dias atuais. Na seguinte ordem:

A Modelo e o Monstro – Meg Cabot – A Bela e a Fera
Princesa Pop – Paula Pimenta – Cinderela
Eclipse do Unicórnio – Lauren Kate – Bela Adormecida
Do Alto da Torre – Patrícia Barbosa – Rapunzel

Algo muito legal foi agrupar tantas autoras em um livro só, principalmente, incluindo autoras nacionais isso foi um ponto muito positivo para o livro e para a editora Galera. Mas, voltando ao livro, vou explicar um pouquinho sobre cada conto e falar qual foi o meu preferido.

Resenha O livro das princesas - galera record

A Modelo e o Monstro, colaboração de Meg Cabot, foi o meu preferido <3 eu já gosto muito de A Bela e a Fera, e acredito que autora conseguiu ser muito criativa e criar um conto único, moderno e sem deixar de ser fiel ao o original. Belle Morris é uma modelo famosa e está a bordo do Enchantment of the Seas, que está saindo de Miami com destino á São Paulo. Ela está com sua nova família, seu pai se casou novamente após a morte de sua mãe e teve a brilhante idéia de ter uma lua de mel em família, com Belle e a sua nova filha Penny. Assim que embarca, um jovem misterioso chama a sua atenção, mas ele parece distante e nem um pouco interessado… Após um acidente os dois acabam se aproximando, e a nossa mocinha conhece um lado diferente de seu flerte marítimo. Minha única decepção é não existir um livro dedicado á esse conto… eu com certeza compraria um livro que estendesse a história!

A Princesa Pop, de Paula Pimenta dá vida á uma Cinderela moderna, antes de falar sobre o conto, queria falar que havia um tempo já que eu estava interessada em ler livros da Paula Pimenta porque ouvi falar super bem dela, definitivamente, depois desse conto eu preciso ler os livros – uma narrativa envolvente, diverta e bem construída! Mas, voltando ao conto, assim como o conto anterior, aqui todos os elementos da história que ficou famosa na versão da Disney está retratada. Cintia tem um mundo perfeito, até que seus pais se separam e uma madrasta nada gentil e suas filhas roubam o espaço da nossa princesa, devido a história de seus pais nossa protagonista está decidida á não acreditar no amor e jamais se apaixonar! Mas, tudo isso pode mudar com a chegada de um garoto na convencional. A Trama me lembrou um pouquinho em alguns pontos, o filme da disney “Startruck: Meu namorado é uma Super Estrela”.

Resenha O livro das princesas - galera record

Eclipse do Unicórnio de Lauren Kate, foi um dos contos que eu não gostei, ele ficou incoerente… Uniu fantasia com atualidade, talvez, a autora queria fugir muito do “comum” e acabou errando a mão. Acho que ela tinha poucas páginas para expressar a idéia original e se enrolou toda. Não gostei, até porque existem outras releituras muito legais da mesma história.  Percy acabou de levar um pé na bunda, está desanimado, mas já havia marcado uma viagem e não pode perdê-la – mesmo que ele não tenha vontade nenhuma. Do outro lado da trama temos Talia, uma princesa de verdade, que é quando ainda era um bebê é amaldiçoada a ter o dedo espetado e cair em um sono profundo. Como esses dois personagens separados em mundos e épocas completamente diferentes se relacionam? Pois é, esse foi o erro da trama, mas não vou contar porque seria um spoiler, o que eu posso dizer é que fugiu completamente da temática dos outros contos.

Já, o último conto Do Alto da Torre escrito por Patrícia Barbosa ficou “neutro” para mim, mas acredito que isso tenha acontecido porque rapunzel nunca foi um conto que eu gostei, nunca vi muita graça mesmo. Mas, o que eu posso dizer é que Patrícia repaginou a rapunzel, e trouxe elementos muito legais mesmo para história. Nesse conto, Rapunzel que é mais conhecida como Mila é uma estrela musical do youtube, assim como milhares de vídeos de covers sensacionais que nós vemos todos os dias na rede, essa princesinha tem um canal no Youtube bem famoso – mas isso é um segredo! Mila se vê dividida entre a madrinha superprotetora, o sonho de ser cantora, o melhor amigo e aquele gatinho da escola.

Em resumo, o livro é muito bom. Se você gosta de contos de fadas e das autoras envolvidas no projeto, não vai ter como não amar. Agora, estou super curiosa para O livro dos Vilões, e para quem vai para a Bienal de SP, haverá um sessão de autográfos do livro, fiquem espertos 😉

Onde comprar: Saraiva, Submarino, Americanas, Livraria Cultura e Livraria da Folha 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *