Por que e-book é tão caro?

Fui em grupo de discussão da Editora Arqueiro no mês passado, lá surgiu uma pergunta que vive na mente de tantas pessoas:

Por que e-book é tão caro?

Afinal, a editora não gasta nada na impressão e muitas vezes o preço do e-book é muito parecido com o livro físico, o que leva a maioria dos leitores a não comprar o ebook. Eu já sabia mais ou menos os motivos, mas pesquisei um pouco e decidi compartilhar com vocês o que eu descobri.

image_4

O preço do livro digital sofre alguns fatores como: Direitos autorais (que são diferentes do direito de impressão, existe direito para imprimir o livro e outro contrato de direito para disponibilizar online), carga tributária brasileira, lucro da loja, lucro da editora, infra-estrutura da loja e da editora.

Apesar da economia no papel e na impressão, o que muitos leitores não se dão conta é que existe um trabalho de diagramação em livros digitais também, não é só pegar o mesmo arquivo que foi para impressão e converter em mobi/epub/pdf. Além dos gastos do produto em si, existe o gasto com a divulgação dos livros e a porcentagem dos gastos para manter uma editora aberta (assim como todo comércio que existe) que precisam ser pensado dentro do preço da obra, ok, aqui acabamos o lado da editora, aí esse livro vai para uma loja distribuidora.

Kobo

Um pensamento muito comum quanto ao e-commerce é que a loja não possuí vendedores, por isso, deveria ser mais barato. Não é verdade, eu posso garantir para vocês, uma vez que a minha profissão é relacionada a E-commerces, os gastos de uma loja virtual são diversos e existem muitos funcionários para fazer dar certo, inclusive, para que o seu ebook seja transferido na hora para o seu ereader o gasto com servidores é bem alto. Todos esses gastos são calculados e é aplicado uma porcentagem no preço final do ebook, por fim, tem o lucro da loja.

Colocando tudo isso na ponta do lápis e levando em conta que a venda de ebooks no Brasil ainda é bem inferior ao de físicos, seria prejuízo para lojas e editoras se o preço dos ebooks fosse inferior ao que é hoje, precisamos lembrar também que as promoções que acontecem para os livros físicos está em grande parte das vezes relacionada a tiragem da obra, obras que vendem muito bem podem ser vendidas por um preço camarada sem prejudicar o lucro.

por que ebook é caro livro digital

Resumindo: Direitos autorais + tributos brasileiros + lucro da editora + lucro da loja revendedora + porcentagem de gastos fixos de loja +  porcentagem de gastos fixos de editora = Preço final do ebook.

A forma que podemos incentivar o mercado a crescer é consumir mais dessa mídia e evitarmos colaborar com a pirataria, eu sei que é muito mais fácil baixar na internet do que ir lá e comprar o ebook, mas se a gente quer que o mercado cresça é preciso incentivar, já perceberam como ebooks em inglês muitas vezes são bem mais baratos? Se consumirmos mais, o preço tende a diminuir e a qualidade dos ebooks aumentar. Também, precisamos ficar atentos á política, quem sabe não conseguimos que seja aprovada uma lei onde a carga tributária de e-books diminua? Como acontece com a lei de incentivo á cultura que isenta impostos de livros importados?

Dentre as lojas que disponibilizam livros digitais, a Amazon é a que tem a posição mais agressiva tanto no Brasil como no exterior, muitas vezes opta por baixar o preço dos ebooks e tomar prejuízo com o intuito de fidelizar seus clientes. Não tenho dados sobre se isso dá certo de fato para empresa ou não.

Confira também : Motivos para amar o Kindle e Ebooks até 10 reais.

0 thoughts on “Por que e-book é tão caro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *