Predestinados

predetinados resenha
Autor: Josephine Angelini
Título Original: Starcrossed
Editora: Editora Intrínseca
Nota: 4

Sinopse

Presdestinados conta a história da jovem Helen, que passa a vida tentando passar por invisível entre os moradores da ilha onde vive com o pai. Apesar do sentimento de estranheza em comparação com os outros adolescentes da escola, Helen leva uma vida normal e sem destaque. Isso até a chegada de Lucas e sua família à ilha. Inconscientemente, Helen começa a fugir de Lucas e do mistério que há ali. Quem é aquele garoto que, apesar de nunca ter conhecido, desperta tantos sentimentos conflituosos? Será que com sua chegada Helen vai conseguir manter o anonimato ou estará mais perto de descobrir a sua verdadeira identidade?

 

Notas

resenha oredestinados

Resenha: 

Predestinados é o primeiro livro de uma trilogia centrada na Mitologia Grega, e conta a história de Helen, uma adolescente normal. Pelo menos isso é o que ela quer que todo mundo acredite.

Preciso dizer que não gostei do início do livro e da abordagem inicial da personagem Helen. A autora abusou do complexo-Harry-Potter o que no início a deixou extremamente desinteressante.Mesmo assim, Helen é excelente e com o passar dos capítulos consegue passar por cima disso, deixar para trás a postura defensiva e a cada coisa que descobrimos junto com ela, nos apegamos mais à sua história, torcemos por seu futuro e descobrimos grande parte do passado dela e de sua família.

E que passado!

O problema é que apesar de levar uma vida pacata na ilha onde vive com o pai, Helen esconde muitas peculiaridades que nem ela mesma sabe explicar. Só sabe que quer ser normal. E até consegue, pelo menos até que Lucas e sua família se mudem para a ilha. É aqui que as coisas se complicam na vida de Helen. Se ela achava que era diferente dos outros, ela não viu nada até perceber que Lucas e sua família são exatamente como ela. E apesar disso, ela não consegue evitar colocar o tanto de distância possível entre eles. Helen não pode ser notada. Mas é tarde demais. Lucas já sabe, ele sabe muito mais que ela e então Helen precisa se perguntar: ela quer saber mais sobre si mesma? Sobre Lucas? Sobre a mãe que nunca conheceu?
resenha de predestinados

Muitos mistérios gente. Sério. Basta dizer que o mundo grego antigo colidiu com o mundo mortal. Sem dar spoilers para vocês, eu posso dizer que a mistura de mitologia grega com os dias atuais foi feita de forma bem simples mas sem perder o charme e o poder dos dois. Lucas é aquele personagem que te fará suspirar, gritar, torcer, se apaixonar e shippar. Mas aviso, vai com calma porque nessa história nem tudo é o que parece.

As descobertas feitas por Helen e Lucas acabam os levando para o meio de um conflito mais antigo do que a atual civilização. Helen aprende mais sobre si e aceitar o que é, com a ajuda de Lucas consegue controlar sua personalidade juntamente com suas “habilidades” (pois é gente, surpresa!). E junto com as respostas surgem mais perguntas e decisões precisam ser tomadas. Decisões que afetam milhões de pessoas. Difícil né? E Helen que só queria ser normal acaba envolvida em uma guerra, uma nova vida, novos sentimentos e um poderoso senso de dever e responsabilidade.

resenha de predestinados2

No final do livro conhecemos um grande segredo e uma grande mentira. Do tipo que te faz discutir com o livro e ameaçar a autora de dano físico. Apesar de fazer parte de uma trilogia, o primeiro livro responde grande parte das dúvidas lançadas ao longo da história e o final não foi escrito e finalizado abruptamente, o que foi ponto positivo pra autora. Infelizmente, o livro termina deixando saudades e claro, Helen se encontra em meio à uma terrível situação e suas decisões mostram o quanto ela amadureceu ao longo do livro. O que os deuses reservam para Helen nos próximos capítulos de sua vida?

Predestinados é de linguagem facil e é daqueles livros que você só larga depois do “Fim”. Infelizmente, as duas sequências de Predestinados, Dreamless e Godness continuam sem  previsão de lançamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *