Rainha de Katwe: transformação de vida através do xadrez

Olá, meus leitores lindos! Dia 22 de novembro chega aos cinemas o filme Rainha de Katwe, baseado na história verídica de uma jovem da região rural de Uganda, que tem seu mundo mudado através do jogo de xadrez, e fala do apoio que ela recebe da família e de sua comunidade.

rainha-de-katwe-filme-disney

Para a garota de 10 anos Phiona Mutesi (Nalwanga) e sua família, a vida na empobrecida favela de Katwe em Kampala, Uganda, é uma luta constante. Sua mãe, Harriet (Nyong’o), é extremamente determinada a cuidar de sua família e trabalha incansavelmente vendendo verduras no mercado para ter certeza de que suas crianças tenham o que comer e uma casa para se abrigar.

Quando Phiona conhece Robert Katende (Oyelowo), um jogador de futebol que virou missionário e ensina xadrez para crianças locais, ela fica fascinada. O xadrez exige bastante concentração, pensamento estratégico e assumir riscos, habilidades que são todas aplicáveis na vida cotidiana, e Katende espera empoderar os jovens através do jogo.

a-rainha-de-katwe

Phiona fica impressionada com a inteligência e sagacidade que o jogo exige e imediatamente demonstra potencial. Reconhecendo a aptidão natural de Phiona para o xadrez e o espírito de luta que ela herdou de sua mãe, Katende passa a ser seu mentor, mas Harriet reluta em encorajá-la, para evitar que sua filha se frustre. À medida que Phiona começa a ter sucesso nas competições locais de xadrez, Katende a ensina a ler e escrever para que ela possa ter uma educação escolar. Ela rapidamente avança nos rankings dos torneios, mas se afasta de sua família para focar em sua própria vida. Sua mãe acaba percebendo que Phiona tem uma oportunidade de se sobressair e se junta a Katende para ajuda-la a desenvolver seu potencial extraordinário, escapar de uma vida de pobreza e salvar sua família.

citacao-quote-cena-a-rainha-de-katwe

Dirigido por Mira Nair com roteiro de William Wheeler, “Rainha de Katwe” é produzido por Lydia Dean Pilcher, p.g.a. e John Carls, p.g.a. com Will Weiske e Troy Buder na produção executiva. No elenco do filme estão o ator indicado ao Globo de Ouro® David Oyelowo, a vencedora do Oscar® e indicada ao Tony Award® Lupita Nyong’o e a novata Madina Nalwanga.

Além do filme, a HarperCollins adquiriu os direitos do livro “A Rainha de Katwe” (The queen of Katwe), sendo assim, leitores também poderão conferir a versão impressa da história de Phiona. Gosto de histórias como a de Phiona que mostram como o esporte pode mudar a vida de jovens no mundo inteiro, quantas iniciativas voluntárias mudam a vida de jovens aqui mesmo no Brasil, basta ter alguém que acredita em jovens que já nascem com auto estima prejudicada e com a certeza que o destino não lhes reserva muito.

a rainha de katwe

No vídeo de bastidores, abaixo, os atores falam um pouco do privilégio que foi para eles gravarem em Uganda mesmo e se envolverem com a comunidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *