Fora de mim

Fora de mim
Autor:  Sharon M. Draper
Título Original: Out of My Mind
Editora: V&R Editoras Brasil
Nota: 5
Adicione no Skoob | Compre

Sinopse:  

A maioria das pessoas não se dá conta do poder das palavras. Para Melody Brooks, elas são como pequenos tesouros. Melody tem paralisia cerebral: não pode andar, não pode ir ao banheiro ou se alimentar sozinha, nunca disse uma palavra… e ela tem quase onze anos. Os médicos foram categóricos e disseram que Melody seria um fardo, mas seus pais sabiam do potencial da filha. Bastava apenas querer enxergar. Melody tem memória fotográfica, um rico vocabulário e uma sensível percepção da vida. Talvez seja a menina mais inteligente de sua escola. Mas quase ninguém consegue percebê-la. Não sabem que ela consegue ouvi-los, entendê-los e que tem muito a dizer. Melody quer tocar o mundo. Romper com os limites aparentemente intransponíveis impostos por seu corpo. Determinada, ela vai encontrar uma forma de mostrar que pode ir além e surpreenderá a todos.

Notas

rresenha fora de mim v e r notas

Resenha: Fora de mim não é um romance, mas foi um livro que eu gostei muito de ler, me deu altos tapas na cara e me ensinou a ter um pouco mais de respeito e simpatia, por isso eu acho que todos vocês aqui deveriam ler!

Melody é uma garotinha de 11 anos que nasceu com paralisia cerebral, por isso não pode mexer nenhuma parte de seu corpo a não ser o dedão de uma das mãos, ela também não consegue falar, por causa disso, desde pequena sofre preconceito de diversas pessoas: professores, médicos, colegas e estranhos que apenas a enxergam como uma “retardada”, muitas vezes as pessoas falam como se ela não estivesse presente ou como se não fosse capaz de entender a conversa. Os únicos que sempre acreditaram e a tratam como igual são seus pais, Melody tem a sorte de ser criada por pais que tem um bom entendimento sobre sua condição e a amam de forma incondicional.

resenah fora de mim sharon

Tudo que ela mais quer é ser uma garota normal, mas sabe que isso é impossível. No ínicio do livro, Melody nos conta sobre a sua vida desde criança e como é crescer sendo portadora de sua doença, de uma forma divertida e sarcástica, em alguns momentos emocionante também. Apesar da limitação física, ela tem uma inteligência incrível, uma capacidade brilhante de memorizar tudo ao seu redor e ela é sinestésica – é bem legal como ela descreve a cor da música que ouve.

Antes de ler a sinopse do livro (vocês sabem que é muito difícil eu ler uma sinopse) eu vi o booktrailer, a impressão que eu tive era que a narrativa seria triste e que eu ia sair do livro em depressão, mas é o contrário! O livro é animado e emocionante, tem uns toques de drama, mas não é nada drástico. Eu sai desse livro com muita vontade de viver!

“Quando eu tento falar, fico com as palavras explodindo na minha cabeça, mas na minha boca só saem sons e gritinhos sem sentido.”

Melody também conta como é sua rotina na escola e seu relacionamento com outras crianças. Mas, é um documentário de tv que muda sua vida, ela descobre Stephen Hawking, físico teórico e cosmólogo britânico e um dos mais consagrados cientistas da atualidade que possui a doença esclerose lateral amiotrófica (ELA) e devido a doença ele, assim como Melody, está preso em uma cadeira de rodas e não fala. Através desse programa de tv, ela escobre o Medi-Talker, um dispositivo que ajuda pessoas com doenças que paralisam o corpo a se comunicarem.

fora de mim resenha sharon v e r

“Assisti a um vídeo na internet de um menino da minha idade usando um Medi-Talker e, mesmo ficando óbvio que a voz não é dele, a caixinha possibilita que o garoto conte todos os detalhes de sua última festa de aniversário!  Fico tão animada que a minhas pernas saem chutando, os braços começam a sacudir, e eu fico parecendo um helicóptero humano muito louco. “

O Medi-talker é um dispositivo que pode ser levado pra qualquer lugar. Eu não achei um vídeo profissional na internet pra mostrar como funciona, mas achei esse abaixo em inglês que fala de um aplicativo pra iphone/ipad que faz algo parecido, então você cria frase clicando em simbolos – não precisa escrever inteiro, no livro a Melody tem ajuda de seus pais e da sua babá que é incrível <3 para memorizar palavras e expressões que ela usa mais.

Quando Melody ganha voz a pergunta é: As pessoas estão preparadas para saber o que ela realmente pensa e do que é capaz?

“A gente riu tanto que a professora teve que pør o dedo nos lábios, fazendo sinal para gente ficar quieta. Nunca na minha vida um professor me mandou ficar quieta porque eu tava conversando com álguem durante a aula! Foi a melhor sensação do mundo! Fiquei me sentindo igual ás outras crianças.”

Fora de mim é um livro com uma narrativa sensível, mas ao mesmo tempo divertida e real, o livro mostra que as pessoas podem ser muito mais do que um diagnótisco médico e que há coisas na vida que nós não podemos prever, há coisas que vão muito além da compreensão humana – a força de vontade do ser humano de mudar sua realidade é transformadora e sem limites. Principalmente, o livro nos ensina como devemos ser agradecidos por nossas vidas e ver o valor em cada pequeno gesto que somos capazes de fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *