Se eu ficar

se eu ficar resenha
Autor:  Gayle Forman
Título Original: If I stay
Editora: Novo Conceito
Nota: 3,6
Adicione no Skoob | Compre

Sinopse:

Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera… e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

Notas

notas se eu ficar gayle forman

“Temos aqui um exemplo de filme que irá superar o livro”

Resenha:  

Mia tem uma vida tranquila que ela gosta, em uma viagem de carro com a família em um dia como qualquer outro, eles sofrem um acidente grave e tudo muda, Mia descobre que tem a escolha de continuar viva ou morrer. A escolha parece óbvia, mas quando você perde tudo que mais ama como continuar?

Eu sou daquelas pessoas que vivem com medo de adaptações de livros para o cinema, alguns dos meus livros favoritos levei anos pra ver o filme por medo de ter algo especial sendo destruído. Bom, esse não vai ser o caso de  Se eu ficar, eu tive tanta expectativa do livro porque o trailer do filme é maravilhoso (e eu vi o trailer antes de ler o livro), mas o livro não correspondeu em nada a ação e expectativa que vi no trailer.

Não que o livro seja ruim, não é. Mas, ele é bem menos da expectativa que eu gerei (esse é o problema com expectativas, em 99% das vezes a gente se frustra haha), esperava que a dúvida de ficar ou não fosse muito mais intensa do que de fato foi. Quando recebi esse kit abaixo da Novo Conceito, fiquei louca, os lencinhos me deram uma prévia que o livro seria emocionante, passei ele na frente de uma lista enorme de livros.

2 resenha de livro se eu ficar gayle forman

De ponto positivo do livro, eu gostei muito de como a vida da Mia se desenrola e das lembranças que ela divide com o leitor durante a tomada de decisão, ela lembra daqueles momentos chaves que definem quem ela é, a convivência familiar tão aconchegante e feliz, a relação intensa que ela tem com a música, a descoberta do primeiro amor e como música faz com que ela se aproxime do Adam. Além desses pontos, o que eu gostei do livro é a idéia em si, achei incrível uma autora falar sobre esse tema… E se a gente tivesse a chance de escolher se continua vivo ou não, quando estamos em coma?

resenha de livro se eu ficar gayle forman

Chorei com o livro sim, me coloquei em diversos momentos no lugar da Mia e isso me emocionou muito porque eu sou muito ligada à minha família e fiquei imaginando se fosse comigo, mas não foi a Mia que me fez chorar, aqui entre nós, a personagem é imensamente fria dada toda a situação. Eu tive essa discussão com muita gente, inclusive com um autor, que a autora poderia ter feito do livro uma obra-prima, mas não fez. Aliás, o fato do livro ter uma continuação fez com que ela enrolasse sem necessidade em pontos importantes.

Nunca achei que fosse falar isso, mas concordo com o que eu vi muitas vezes na minha timeline do facebook “Temos aqui um exemplo de filme que irá superar o livro”, eu gosto muito mesmo da Chloe Moretz, ela é um talento incrível e estou bem ansiosa para conferir o filme!

O filme estréia hoje nos cinemas, confira abaixo o trailer 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *