A seleção

a selecao - kiera cass
Autor:  Kiera Cass
Título Original: The Selection
Editora: Editora Seguinte
Nota: 4,2

Sinopse:

Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças de dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.
Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes.
Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.

Notas

notas a seleção

Resenha: Num futuro não muito distante, a Terra é arrasada por várias guerras mudando a configuração política dos continentes e países. Onde era os antigos Estados Unidos da América passa a ser Estado Americano da China. Depois de uma guerra contra a Rússia, passou a ser Illéa.

Para estruturarem o país de Illéa, é instalado o distópico sistema de castas (parecido com as castas da Índia). Essas castas são numeradas de um a oito conforme as posses de cada família, erradicando a chance de alguém mudar de casta só com seu trabalho (vide época feudal). A cada casta é reservada um tipo de atividade profissional. Se não pertence à casta de determinada profissão, você não poderá atua nesta área.

É nesse cenário longe da sonhada utopia (igualdade para todos) que desenrola a história de A seleção, protagonizada pelo triângulo formado por America Singer, da casta cinco; Aspen Leger, da casta seis e o príncipe Maxon da família real Illeana. Sim, Illéa volta ao regime da monarquico que é herdada pela família Schreave.

A Seleção é um verdadeiro reality show para que o príncipe Maxon possa escolher entre moças do seu país, e promover a lealdade do povo, para ser a futura rainha do país. Como ocorreu na época do seu pai, Maxon tem 35 moças acima de 16 anos para conhecer, flertar, passear e coisitas mais. Dentre elas deverá sair à escolhida e sortuda.

America é uma das selecionadas. Apaixonada por Aspen que pertence uma casta abaixo da sua, America se vê envolvida nesse concurso do qual jamais quis participar. Ela é praticamente obrigada pela mãe para se cadastrar. Já no castelo, America conhece Maxon de uma forma inusitada, o que será a razão da forte amizade que os dois irão desenvolver, amizade essa que pode reservar muitas surpresas e indecisões para America.

Numa linguagem agradável com muito humor e um pouco de sarcasmo, Kiera Cass conta a história do ponto de vista da protagonista America. O primeiro volume da Trilogia A Seleção que possui o mesmo nome foi lançado no final de 2012 pela Seguinte, selo criado pela Companhia das Letras. Conta com uma boa diagramação e lindíssima capa, com uma arte encantadora e ao mesmo tempo moderna.

O segundo volume lançado em 2013 tem como título A Elite (em breve terá resenha). Entre os dois volumes, houve o lançamento do volume extra Contos da Seleção, já abordado pelo site. Neste volume há a narração de partes da história pela visão de Aspen Leger sendo agora soldado e do príncipe Maxon Schreave.

O Terceiro volume intitulado A Escolha tem lançamento marcado para 6 de maio de 2014, acompanhando o lançamento americano. Ao ler o livro A Seleção, você verá que é uma linda história dedicada ao público adolescente que encantou muitos adultos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *