Semana nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Hoje, dia 18 de maio, é o dia nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, um dia importante para nos lembrar quanto nossas crianças são frágeis e precisam de cuidado – o perigo pode estar mais perto do que você imagina, na maioria dos casos de abuso a pessoa é próxima e está no dia a dia da criança!

combate-ao-abuso-e--explorao-sexual-de-crianas-e-adolescentes

Nessa semana o tema ficou em evidência e gerou discussões (algumas bem absurdas, diga-se de passagem) por causa da prisão de um dos participantes do reality show da Globo por ser acusado de estupro. Ainda tivemos o caso da holandesa que recebeu autorização para eutanásia depois de ser abusada por 10 anos 🙁 e ter danos irreversíveis em seu psicológico.

Ainda acho que falamos pouco sobre o tema, e mais do que outras gerações, acredito que a atual está muito mais exposta por causa da internet e os riscos que ela acaba oferecendo, a noção de privacidade está deturpada entre os adolescentes que nem sempre entendem os riscos e danos ao seu futuro com a exposição exagerada, e mesmo com supervisão e por mais atenção que os pais tenham, é difícil ter 100% de controle dos filhos na internet.

Recebi duas campanhas de conscientização bem legais sobre o tema e acho que elas merecem uma atenção sua! A Childhood Brasil – em parceria com a Livraria Cultura – fez uma campanha que diz “Poderia ser ficção, só que é mais real do que você imagina.” com livros á venda com títulos um tanto sugestivos.

 Dia nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Já o Canal Futura participa da campanha “Faça Bonito, Proteja nossas crianças e adolescentes”, o Futura realizará ao longo do mês de maio uma série de ações com o objetivo de sensibilizar, informar e mobilizar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. Uma destas ações acontecerá no próximo dia 23 (segunda-feira), às 8h, quando o Futura participa do “Seminário de Elaboração Implantação e Acompanhamento da Execução do Plano Municipal para Enfrentamento à Violência contra a Criança, o Adolescente e a Juventude”, em Maceió. Será apresentada a experiência do projeto Crescer sem Violência e a ação de articulação e fortalecimento da Rede em diferentes municípios. Além do Futura, estarão na mesa Itamar Gonçalves,  representante Childhood Brasil, Fabiana Gorestein, representante UNICEF Brasil,  Lídia Rodrigues, representante ECPAT e Comitê Nacional de Enfrentamento da   Violência Sexual de Crianças e Adolescentes e Maria Gorete Vasconcelos, especialista na área de violência de crianças e adolescente.

O dia 18 de maio é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país. Faça parte você também e proteja o nosso futuro! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *