Animação brasileira é indicada ao Oscar

Olá, meus leitores lindos!
Quem já frequenta o blog sabe que eu amo animações, imagina a minha felicidade e orgulho de saber que uma animação brasileira vai concorrer ao Oscar! A animação `O menino e o mundo`  vai concorrer com o gigante da pixar `Divertidamente` e eu vou ficar super dividida na hora que anunciarem o ganhadora – mas, confesso que estou bem mais na torcida pelo Brasil, a Pixar já tem reconhecimento o suficiente. Eu ainda não assisti, mas estou louca para conseguir ver a obra de perto!

Sobre o filme
Na história, Cuca é um garoto que vive com seus pais numa pequena casa no campo. No momento em seu pai parte rumo à cidade grande, o menino apronta suas malas e resolve se aventurar pelo mundo onde fora seu pai. No entanto, a realidade é muito diferente da qual ele imaginava.

“Apesar das referências ao Brasil, O menino e o mundo pode se passar em qualquer lugar do Terceiro Mundo. O cenário é fruto de uma pesquisa anterior ao filme, que serviria para um documentário sobre músicas de protesto na América Latina. A obra não tem diálogos (os poucos trechos falados são em português de trás para frente) e a trilha sonora assume protagonismo tão importante quanto a apresentação visual. Assinada por Gustavo Kurlat e Ruben Feffer, a trilha tem participação do percussionista Naná Vasconcelos e do rapper Emicida.

A história se desenrola pelo olhos inocentes do personagem. À medida que encara a paisagem das megalópoles tomada por propagandas e por elementos que remetem a uma ditadura, o giz de cera colorido e os espaços em branco dão lugar a colagens de jornal e revista, ao live-action e ao preenchimento total da tela. Tudo é sincronizado com a evolução musical, que vai ganhando peso e tensão, como a trama. Apesar de nostálgico, o filme também trata de esperança. Como descreveu o New York Times, é como se alguns tivessem “perdido a consciência global colorida dos anos 70″, reiventada pelo entusiasmo de Alê Abreu.” (Época)

o menino e o mundo indicação ao oscar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *