Vida de blogueira: URl própria + Escolha de Servidor + Instalando WordPress

Hoje, começo uma nova série aqui no blog, como alguns sabem, eu trabalho na área de marketing e o que muitas vezes pra mim é rotina pode ser útil para outras blogueiras, então decidi compartilhar os conhecimentos :)! Vamos lá

Muita gente me pergunta isso e eu tinha muitas dúvidas também quando comecei, no caso do Livros de Romance eu não fui a responsável por comprar domínio e instalar tudo, quem fez isso foi o Daniel que é o responsável pela parte de “TI” do blog, mas ele me ensinou para que eu pudesse tocar os meus projetos sozinha e não tivesse dificuldade. Vou tentar fazer da forma mais simples possível, porque eu não sei vocês, antes do Daniel me ajudar eu li um milhão de tutoriais e continuava sem entender nada! Outra coisa, nunca fiz nenhum tutorial assim então não esperem um estilo profissional, ok? E se você tiver algo para adicionar, corrigir ou algo do gênero só falar nos comentários 😀

Registrando domínio
Essa é a parte mamão com açucar.
Para registrar o seu domínio você pode ir até o registro.br e ver se o que você quer está disponível, se não estiver disponível o próprio site vai te fornecer várias opções de variações. Para ter a sua próripa url você paga uma taxa de R$30,00 por ano e esse pagamento é sempre feito no registrobr, um novo golpe está sendo aplicado onde você recebe na sua casa um boleto dizendo que é do registro com um valor exorbitante, não pague! Aconteceu comigo também, logo desconfiei e não paguei. Algo que você pode ficar na dúvida é sobre o dns – é só selecionar a opção de usar o dns do registro.br quando estiver comprando o domínio.

como ter um endereco na internet

Escolhendo o servidor
Esse tutorial vai ser como funciona o servidor que eu uso em outros projetos pessoais, não sei como outros funcionam (sinceridades) mas, acredito que os campos não mudem muito, mas não posso dar certeza porque eu só usei esse até agora. Eu utilizo o Site5, eu pago 10,95 dólares por mês (você precisa ter um cartão de crédito internacional) ele tem número de contas “ilimitado” você pode hospedar quantos sites quiser e o espaço é bem grande, se você ultrapassar o espaço e a boa vontade do servidor, ele te avisa. Existem várias modalidades, eu uso o servidor de Dallas. Eu já tive alguns problemas e em todos os problemas tive uma equipe pra me ajudar, eles respondem muito rápido os tickets e são extremamente educados – tudo em inglês.

Instalando o WordPress
Até ali em cima tudo lindo né? Mas, a parte que eu sempre me confundi e acredito que a maioria aqui também se confunde é instalar a plataforma wordpress. Lembra que lá em cima eu te disse pra salvar o dns do registro.br? Agora que você tem um servidor, você vai mudar isso. Depois de contratar o servidor e cadastrar a sua url, é só entrar no backstage para pegar os dados do dns.

Qualquer ação dentro do SITE5, nunca se esqueça de selecionar a sua conta em “siteAdmin”, se não você não vai encontrar nada.
como instalar o wordpress
Quando entrar no admin vá em DNS > Nameservers e lá você vai encontrar o dados do seu dns. Acredito que em qualquer servidor, tem que ter uma aba escrito “dns”/servers

configurando dns site 5 wordpress

Depois de descobrir onde o seu DNS fica vá até o registro.br para mudar os dados. Demora algumas horas até o seu dns de fato estar funcionando no servidor para você poder entrar no seu ftp e instalar o wordpress, então faça isso e deixe para instalar no dia seguinte – sei que é díficil segurar a ansiedade, mas vai que dá! Entre na sua conta, escolha o domínio que você quer mudar o dns e a próxima página já vai ser sobre isso, só clicar em ” + alterar servidores DNS”

Agora vamos criar o banco de dados!
No site5, no mesmo painel admin você vai acessar Databases > mySQL databases e criar seu banco de dados e login para entrar no ftp.

banco de dados wordpresscomo criar banco de dados e acessar ftpcomo instalar o wordpress 5
Depois de criado o banco e usuário. Hora de instalar o Filezilla e acessar o seu querido ftp.
host:ftp.meublog.com.br (coloque ftp. e o endereço do seu blog)
Username: meublog@meublog.com.br (seu usuário @ endereço do seu blog – alguns precisam do @ e outros não, se você tem só um banco de dados não precisa, é que eu tenho um grande e outros minis dentro dele)
Password: senha criada pro banco de dados

Como vocês podem ver no print, o meu wordpress já está instalado. Mas, depois de chegar nessa parte é fácil 🙂 você vai até o site do wordpress e baixe a versão mais atualizada da plataforma, coloque todos os arquivos da pasta (não coloque a pasta, só os arquivos dentro dela) na pasta “puplic_html” se essa pasta não existir, coloque os arquivos na primeira tela que o filezilla mostrar depois que seu login for feito.

como instalar wordpress ftp filezilla
Depois que todos os arquivos estiverem na raíz do seu ftp, você vai acessar a url do seu blog e a seguinte imagem vai aparecer:

como_instalar_wordpress_
Clique em “Criar um Arquivo de Configuração”

como_instalar_wordpress
Aqui é só inserir os dados que você criou lá no banco de dados, lembra? Você não vai mexer em servidor do banco de dados e nem em prefixo da tabela. Depois de preencher e deixar tudo certo, vá no filezilla e delete o arquivo “wp-config-sample.php”

E seu blog está no ar com url e wordpress instalado! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *