Cruella pode te ensinar sobre Protagonismo de Carreira e te dar seis dicas de Plano de Marketing

Esse texto contém spoilers de Cruella – filme da Disney, disponível no Disney+.
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Essa semana revi Cruella junto a minha sobrinha (sou disneymaníaca de carteirinha), nessa segunda vez, o olhar estava mais voltado para a Cruella como marca do que como a história de uma vilã icônica.

No filme, acompanhamos Estella se tornar Cruella, além das características de personalidade da personagem que passa uma jornada de transformação intensa, acompanhamos a trajetória de uma desconhecida se tornar em uma “sensação da moda”. Estella tem talento, entretanto, mais do que isso ela tem planejamento, criatividade e ousadia, características que a tornam uma trend setter.

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Estella começa sua carreira tentando ascender como estilista em sua marca dos sonhos — Liberty of London, o lugar onde os melhores estilistas dos anos 70 trabalham (no universo Disney) e onde o ícone líder do mundo da moda é CEO e Fundadora, a Baronesa. Detalhe, ela consegue esse emprego mentindo em seu currículo, não faça isso 😐.

Então, inicia em um cargo de limpeza, com a esperança de que através de seu trabalho duro a oportunidade de mostrar seu valor apareça, porém, essa expectativa logo é frustrada e ela percebe que o gerente da loja não está aberto a novas ideias, muito menos de alguém que não está em um cargo criativo (posso apostar que você já vivenciou ou viu isso acontecendo em alguma experiência profissional).

Frustrada com a situação, faz um movimento é impensado, em um estouro de raiva durante uma noite em que está fazendo hora extra, ela decide mudar a vitrine principal da loja sem autorização, por sorte/destino a CEO constata a criação dela e a recruta — não indico que você faça algo assim, contar com a sorte não é uma boa.

Foto da vitrine criada por estella no filem Cruella da Disney

Depois de, finalmente, conseguir o seu emprego dos sonhos, Estella começa a trabalhar para se destacar entre os outros estilista. Porém, a empresa dos seus sonhos se torna um pesadelo quando ela se depara com um ambiente tóxico, uma rotina de trabalho exaustiva e uma líder abusiva, micro gerenciadora e que ainda por cima toma crédito por suas criações 😥

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Após o acúmulo de tantas decepções e mais alguns eventos do enredo, Estella decide que é hora de ser protagonista de sua carreira e criar sua própria marca — aí vem o papel Plano de Ação de Marketing bem construído.

  1. Conheça sua SWOT — Estella sabe muito bem quais são suas Fortalezas, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças — as usa ao seu favor. Claro, que na trama, isso é envolvido pela vingança que é seu motor principal.
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2. Defina seu objetivo de Plano de Ação — Estella tem como principal objetivo lançar uma nova marca já com grande impacto, antes de sair fazendo qualquer coisa, ela define seu objetivo principal.

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3. Defina a estratégia — Sua estratégia é focar em ultrapassar a Baronesa, a TOP of Mind atual com maior share de mercado e mostrá-la como ultrapassada. O plano é baseado em vingança: derrubar a credibilidade da Liberty, o status da Baronesa e sua confiança. A primeira parte é criar um nome e personagem para sua própria marca — Cruella.

4. Tenha uma equipe que acredite no seu propósito — Para fazer com que sua estratégia funcione, ela contará com um time multidisciplinar: Anita Darling (PR), Artie (Estilista e apoio criativo), Gaspar e Horácio (Produção, se podemos chamar assim).

5. Seja Consistente no seu Storytelling — Cada passo de sua campanha é um quebra cabeça, a cada aparição, Cruella entrega um novo teaser e uma nova peça do quadro geral. Cada aparição é uma ativação de marca, e apesar de diferentes, todas focam em um pilar: Inovação e a promessa de um futuro disruptivo (estratégia utilizada por muitas Startups) até o “Gran Finale” com seu primeiro desfile completo que mostra todas as peças criativas juntas.

Imagem de Cruella, filme da disney, cruella com o rosto pintado escrito the future
Imagem de Cruella, filme da disney, projeção mapeada em um prédio histórico escrito Cruella
Imagem de Cruella, filme da disney
Imagem de Cruella, filme da disney, cruella chegou

6. Não se torne arrogante uma vez que alcançar o topo e não subestime seus competidores — Essa é difícil. Uma marca consistente e bem sucedida não se dá de apenas uma campanha ou um viral, mas de alguns planos de ação de marketing e um grupo de ações ao longo dos anos, melhoras no produto, escuta ativa ao cliente entre muitos outros fatores. Não adianta criar um plano que deu super certo e depois se sentir indestrutível, assim, como a competidora anterior que achava que jamais seria desbancada. Quantas empresas você conhece que eram líderes isolados, não inovaram e acabaram sendo ultrapassados?

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Lembrando que Cruella é um personagem fictício criado pela Disney, é uma vilã e eu não indico que seus planos sejam baseados em ódio pelo competidor 😀.

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