Obras que discutem masculinidade

imagem de três homens com a frase "O silêncio dos homens"

Como ontem foi o “Dia do Homem” e eu vi muitas matérias sobre isso, memes e piadas. Lembrei de um documentário sobre masculinidade – bem sério e incrível – que eu costumo indicar para muitos amigos e familiares e percebi que nunca indiquei aqui e gostaria de dividir com todo mundo – todo mundo mesmo!

O documentário está disponível na íntegra e de graça no Youtube.
O Silêncio dos Homens idealizado pelo portal Papo de Homem, foi publicado em agosto do ano passado e até agora conta com mais de 1 milhão de views e acredito que todos deveriam assistir, ele tem uma hora e meia de duração e fala sobre masculinidade na atualidade. Foi um projeto incrível idealizado por homens e mulheres com o mesmo objetivo: discutir masculinidade e quebrar tabus.

No artigo sobre o documentário, eles contam um pouco o porquê fizeram o projeto:

Em 2016 lançamos o nosso primeiro documentário com pesquisa, que escutou mais de 20.000 pessoas. Ele nos mostrou que 7 em cada 10 homens não falam sobre seus maiores medos e dúvidas com os amigos.

Já notávamos o mesmo fenômeno em nossas rodas de conversa há mais de 10 anos. E, à medida em que nos aprofundamos no estudo sobre masculinidades, observamos como esse silêncio está na raiz de vários outros problemas. Violência doméstica, ausência de mulheres em posições de poder na política e economia, assédio, altíssimas taxas de suicídio, homicídio, mortes no trabalho e encarceramento entre os próprios homens… a lista é longa.

Silêncio aqui tem sentido amplo. É emocional, verbal, social, tanto individual como coletivo. Estamos falando de uma rigidez psicológica, que se torna um vulcão quando associada aos “mandamentos da masculinidade”: ser bem-sucedido profissionalmente, não agir de modos que pareçam femininos, não levar desaforo pra casa, dar em cima das mulheres sempre que possível, não expressar emoções, dentre outros.

O silêncio observado entre os homens não é uma grande conspiração masculina, é como fomos criados. A maioria de nós foi treinado para sufocar o que sente, aguentar o tranco e peitar a vida, como machos.

Assista o documentário na íntegra:

Indico muito um projeto também sobre o assunto, o MEMOH, que é um projeto de rodas de discussão entre homens – que inclusive, aparecem no documentário que eu citei acima.

Outro documentário que conheci por esses tempos é o The Mask You Live – que é mais focado no homem americano, mas que também tem insights para todo mundo.

E para não perder o costume, dicas de livros também (algumas peguei lá no papo de homem também!)

Deixe um comentário