Diário de um adolescente apaixonado

diario de um adolescente apaixonado crhistian
Autor: Rafael Moreira
Título Original: Diário de um adolescente apaixonado
Editora: Editora Novo conceito
Nota: 4,4

Sinopse: Ele suou frio quando deu o primeiro beijo. Já sofreu bullying na escola. Já gostou de quem não gostava dele. Sente muita falta de quem foi embora. Já brigou com a namorada por Whatsapp e depois pediu desculpas. Ele não troca os amigos por ninguém. Se bem que amigo, amigo mesmo, pra ele, é a família.

Em 24 crônicas bem-humoradas (claro), o Rafa conversa com a gente como se estivesse bem pertinho. Acostumado a mostrar o rosto na internet, ele criou coragem e começou a escrever sobre as situações da sua infância, sua relação com a família, com as meninas, com os amigos. De cada história, ele tirava uma reflexão sobre as mudanças que já aconteceram na sua vida e o que ele aprendeu com elas. O resultado está aqui, neste livro que você vai ler e depois abraçar bem apertado.

Atributo Nota
Capa 4
Enredo 4
Escrita 5
Classificação geral 4,3

Diário de um adolescente apaixonado logo me chamou atenção na caixa enorme que recebi da novo conceito, quando dei uma espiada vi que a diagramação era de um diário mesmo, com uma tipografia de caligrafia mesmo, e eu já fiquei curiosa!

Diario de um adole apaixonado_0007

Primeiro, quem é o Rafael Moreira? Eu me senti super mal nessa caixa da Novo Conceito porque vieram 2 livros de dois moços mega conhecidos na internetê que eu nem fazia idéia de quem eram, mas acho que essa é a magia da internet sempre tem espaço pra todo mundo e todo dia eu posso conhecer pessoas novas!

O Rafa é o dono da página de facebook “Me Apaixonei”, ele tem 17 anos e é de Campinas! Isso é o que eu soube antes de ler o livro, mas depois de ler o livro me senti até mais próxima dele haha e descobri que temos umas manias bobas iguais, consegui através das palavras entender um pouco de quem é o Rafael – que até então eu não sabia que existia.

Diario de um adole apaixonado_0001

Sabe, eu não vou mentir para vocês, eu não comecei a leitura lá muito empolgada… nas primeiras páginas fiquei um pouco preconceituosa
porque a mensagem do autor é direta para o público jovem, mas como eu já estou beirando os 23 anos e muito do que o Rafa aborda no livro eu já passei, já aprendi, já me ferrei hahaha eu não estava muito convencida. Mas, acabei lembrando de muitas situações que eu já passei e se tivesse lido esse livro na época poderia evitar muita dor de cabeça! E lá no finzinho do livro veio uma frase que me tocou muito, o Rafael deixa muito claro no livro que ele acredita em Deus, e acho que naquela frase ele foi um instrumento para me trazer algo que eu precisava ler.

Apesar dos 17 anos, o autor tem uma alma velha e opinião bem formada sobre muita coisa, durante a leitura ficou muito claro que a família e a criação dele tem tudo a ver com quem ele se tornou e o que tenta passar no livro, Rafael não tenta ser “o cara”, ele é um adolescente simples, com muitas dúvidas sobre a vida e tenta repassar aquilo de bom que aprendeu.

Diario de um adole apaixonado_0005

O que me fez gostar do livro e dar uma nota alta para ele, não foi como ele me impactou, mas o potencial que eu vejo nesse livro para atingir meus românticos adolescentes e ensinar muita coisa que esse pessoal está precisando aprender! Tudo bem que, algumas passagens do Rafael sobre amor são lições que muita gente que eu conheço – que já saiu da adolescência – precisa ler.

“Você já começa se machucando quando qualquer coisa ta boa pra você, quando você não mentaliza o tipo de pessoa que você quer do seu lado. Não é errado fazer isso, poxa. Isso é colocar a sua felicidade em primeiro lugar!”

Diario de um adole apaixonado_0006

Falando da visão romântica, como eu, uma pessoa que tem um blog com o nome de “Livros de Romance” não poderia adorar as mensagens que esse garoto apaixonado manda? Rafael fala de uma forma muito sublime sobre amor, conversa com o público jovem de forma muito direta na hora de dar um puxãozinho de orelha afirmando que essa coisa de pegar muito e se apegar pouco, amores relâmpagos e desilusões que parecem ser o fim do mundo estão criando cicatrizes em nossos jovens, que os tornarão adultos amargos.

“Não existe nada de fofo em parar sua vida por outra pessoa, ainda mais por uma decepção amorosa.”

Ouso a dizer que Rafael Moreira imprime no seu livro uma visão otimista e inocente de um adolescente transitando para vida adulta, espero que ele consiga durante sua vida manter a visão positiva sobre tudo. Torço para que a mensagem desse garoto apaixonado atinja jovens e mude o pensamento e a auto-estima de muitos deles.

PS: Rafa, é uma puta mentira que você era gordo hein, vou te mostrar umas fotos pra você ver o drama!
PS2: Leite condensado com chocolate em pó é uma delicia, mas paçoca é mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *