Resenha: Nem todo amor tem um final feliz. E tá tudo bem.

Se você terminou um relacionamento recentemente ou procura por um livro leve que fale sobre amor em todas suas fases, fica por aqui para ler essa resenha.

Sinopse: Relacionamentos podem ter um final feliz, assim como nos filmes. Mas também podem, simplesmente, terminar. E tá tudo bem. Aprender com os problemas da convivência, com o término e até mesmo com o período de cicatrização das feridas do coração nos ajuda a amadurecer. Términos nos proporcionam novos recomeços e as fases de um relacionamento podem ser difíceis, mas é possível dançar na chuva para lavar a alma e descobrir que a luz no final do túnel depois da tempestade é libertadora.

Como sigo muitas contas que falam de Livros de Romance e Livros sobre amor (pelo nome do blog você já percebe que eu quase não gosto do tema haha), já tinha esbarrado algumas vezes em posts pelo instagram do livro Nem todo Amor tem um final feliz. E tá tudo bem, e todo mundo falava super bem, então decidi ler como o primeiro do ano, li via o Prime Reading (no final do post tem detalhes dessa modalidade da Amazon).

Peguei o livro achando que ele já iria direto para o término e das suas dores, mas o que mais gostei do livro é que ele começa do início — parece óbvio, mas não é, ao contrário de outros livros que eu já li que mais parece um esculacho e jogando areia em tudo (aqui não estamos falando dos hits do momento de Shakira e Miley, que tem razões pra cantarem suas verdades de relacionamentos muito ruins rs), o livro de Felipe Rocha começa daquela sensação gostosa de conhecer alguém sem saber que essa pessoa se tornará relevante em nossa vida, e infelizmente, no caso do livro e em muitos nem sempre esse amor tem um final feliz. Mas, por que nós somos tão resistentes a términos de ciclos, não é?

O livro é separado nos seguintes capítulos:
Início da Paixão
Aprendizado na relação
Os prazeres da convivência
Problemas e Término
Volta por Cima
Recomeço da Vida
Libertação, Superação e [Ex]quecimento

Com esse tipo de progressão de capítulos a gente passa ali um pouco por todos os sentimentos de quem se relacionou, achei que o tema é abordado de forma leve, com um tom de poesia, e mesmo que fique claro que o relacionamento descrito no livro foi um que terminou por não ser mais saudável, o autor demonstra carinho por toda a trajetória e acho que isso me fez gostar mais da leitura.
Acho que temos essa mania de dizer “meu relacionamento não deu certo” mas, dependendo da situação, acho que podemos tirar coisas valiosas e ensinamentos que nos ajudaram a crescer de forma individual — claro que não estou falando de relacionamentos abusivos e tóxicos que só trazem trauma, trauma é diferente de lição tá?

Eu sei, pessoalmente, que quando você é solteiro não aguento mais um “Achei que agora ia, mas é só uma lição mesmo” haha mas no final das contas, acho que todo mundo que passa por nós deixa um pedacinho de si e nos transforma em algo diferente – seja pelo nosso bem ou pelo mal.

Se você está procurando uma leitura leve e com páginas instagramáveis, eu li as 176 páginas em uma tarde de domingo, a leitura fluiu bem e o livro mesmo em formato de ebook é bem bonito, traz algumas frases de efeito pra gente guardar num bilhete pra nós mesmos.

AtributoNota – (1 a 5)
Capa4
Enredo3,5
Escrita3,5
Personagens
Final4
Classificação geral3,8

Minha nota é 3.8/5, a leitura é gostosa e fácil, mas é um livro fininho e não tem grande profundidade, é algo mesmo superficial só pra te dar uma animada e talvez te ajudar a dar uma pausa de leituras mais densas. Não se trata de um livro de Auto ajuda, acho que é mais realmente um livro que de forma humorada faz você se sentir compreendido em cada fase de um relacionamento, que aquece seu coração e te faz pensar “A vida tem dessas mesmo, só seguir em frente”

Sobre o Prime Reading, é um benefício incluso na assinatura do Amazon prime – tem livros diferentes do Kindle Unlimited, não é tão completo, mas caso você já tenha a assinatura do Prime, vale a pena!

Deixe um comentário